Cuidado da próxima vez que falar ao telefone.

Com celulares de baixo custo e software livre todos os aparelhos de uma base GSM tiveram dados interceptados. (veja todo o tópico Aqui ).

Especialistas de segurança alemães conseguiram uma façanha que coloca em cheque a segurança das redes GSM. Durante um congresso da CCC (Chaos Computer Club), em Berlim (Alemanha), Karsten Nohl e Sylvain Munaut mostraram como grampear qualquer celular de uma estação rádio-base escolhida usando apenas um celular Motorola com firmware de código aberto.
Contudo, isso somente foi possível graças à engenharia reversa feita no aparelho, ocasionada devido a um vazamento não especificado. Além disso, os dois pesquisadores usaram uma tabela Rainbow pronta para realizar a busca (lookup) de números na rede. Isto é, caso você esteja com medo de ter seu número grampeado, saiba que são necessários meses para a criação de uma tabela assim.
Em outras palavras, a brecha de segurança encontrada é um caso bastante específico de difícil reprodução por parte de crackers. Entretanto, isso serve para alertar as operadoras da fragilidade da segurança desta tecnologia, possibilitando a solução do problema antes de ele ser aproveitado por pessoas mal intencionadas.

0 comentários:

Postar um comentário